Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2007 - 12h00

Répteis já tinham ouvido moderno há 260 milhões de anos

da Efe, em Washington

A descoberta de um fóssil de réptil na Rússia confirmou que o ouvido anatomicamente moderno já existia há 260 milhões de anos, revela um estudo publicado nesta terça-feira pela revista 'Plos One'.

Segundo Johannes Müller e Linda Tsuji, paleontólogos do Museu de História Natural da Universidade Humboldt, em Berlim, o fóssil descoberto sugere que os vertebrados já tinham começado a se adaptar a viver na escuridão 260 milhões de anos atrás.

Quando os primeiros vertebrados pisaram em terra firme, após milhares de anos no mar, o sentido da audição não tinha grande importância. Eles eram em sua maioria surdos e não apresentavam a audição de impedância, mecanismo com o qual pode-se receber sons mediante pequenas conexões ósseas no ouvido.

Até agora, acreditava-se que o ouvido moderno para escutar uma gama diversa de freqüências importantes para a caça e a comunicação tinha surgido há 200 milhões de anos, comparativamente tarde na história dos vertebrados. No entanto, os fósseis achados no rio Mezen, na região central da Rússia, são uma prova de que ele se desenvolveu muito antes.

Nesses répteis, o tímpano estava sobre a bochecha e nele havia um osso comparável aos do ouvido interno dos seres humanos. Sua capacidade auditiva era semelhante à dos lagartos modernos, segundo os cientistas.

Müller diz não saber por que esses animais já tinham um ouvido moderno.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br