Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2007 - 13h17

Rússia envia roedores ao espaço para preparar viagem a Marte

Publicidade

da France Presse, em Moscou

Dez gerbos, pequenos roedores de olhos grandes, foram enviados na sexta-feira (14) para uma viagem de 12 dias destinada a estudar os possíveis efeitos de um vôo para Marte.

A nave espacial Foton-M n3 foi lançada do centro espacial russo de Baikonur a bordo de um foguete Soyuz. O projeto da nave é da empresa TsSKB-Progress, com sede na cidade russa de Samara.

Divulgação
Dez gerbos foram enviados ao espaço pela Roskosmos, a agência espacial russa
Dez gerbos foram enviados ao espaço pela Roskosmos, a agência espacial russa

"O objetivo é estudar os possíveis efeitos sobre os tecidos musculares, ósseos e nos olhos, especialmente no cristalino, dos vôos de longa distância", afirmou Anfissa Kazakova, responsável pelo projeto da nave.

Em sua volta à Terra, os cientistas analisarão os efeitos fisiológicos e biológicos que o vôo teve sobre os dez gerbos, que vivem em zonas áridas do planeta. Os pequenos mamíferos, utilizados domesticamente como animais de companhia, viajam em uma jaula onde levam comida --cereais, nozes e uvas secas.

Os ratinhos estão sendo filmados. Há simulações dos períodos das 12 horas do dia e das 12 horas da noite. A temperatura e a ventilação da jaula serão observadas. As informações serão transmitidas regularmente para a Terra, mas os vídeos só serão vistos quando a nave regressar ao planeta, acrescentou Kazakova. Na volta, alguns gerbos serão dissecados.

Segundo Anatoli Perminov, diretor da Roskosmos (agência espacial russa), os astronautas russos poderiam seguir para Marte a partir de 2035.

Na nave Foton-M serão realizadas dezenas de experimentos diferentes nos quais participarão 16 países, afirmou o especialista.

Há 50 anos, em novembro de 1957, a cadela Laika foi enviada ao espaço pelos soviéticos, tornando-se assim o primeiro ser vivo a viajar pelo cosmos. Nos anos setenta, a TsSKB-Progress enviou animais (macacos e ratos) ao espaço e tem intenção de voltar a colocá-los em órbita durante 45 dias em 2010.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página