Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2007 - 15h02

Cientistas decifram genoma de alga com características vegetais e animais

Publicidade

da France Presse, em Paris

O genoma da alga verde unicelular Chlamydomonas reinhardtii, ser que reúne características vegetais e animais, acaba de ser completamente decodificado por uma equipe internacional de cientistas.

A análise da seqüência, de cerca de 120 milhões de pares de bases do DNA, revelou aproximadamente 15.000 genes. O número foi considerado "surpreendentemente elevado para um organismo unicelular", conforme um comunicado do CNRS (centro nacional francês de pesquisa científica), que participou do estudo.

A decodificação completa do genoma da Chlamydomonas reinhardtii "faz com que se prevejam aplicações consideráveis em agronomia, biotecnologia e no tratamento de certas doenças", consideraram os pesquisadores do CNRS.

Facilidade

Esta alga é um organismo modelo muito estudado pelos pesquisadores, que a chamam de "levedura verde", já que é fácil produzir mutantes a partir dela e analisá-los.

Para os pesquisadores, esta seqüenciação traz uma "formidável ferramenta para os estudos genéticos", porque permitirá identificar o gene afetado por uma mutação "apenas algumas semanas depois de acontecer, em vez de muitos anos".

Iniciada em 2001, o processo que permitiu decifrar o genoma da Chlamydomonas reinhardtii foi realizado pelo JGI (Instituto de Genômica do Departamento Americano de Energia).

Entre as equipes que participaram do estudo estão, além do CNRS, a Universidade de Los Angeles, a faculdade de medicina da universidade de Massachusetts em Worcester e o centro de pesquisa em biotecnologia de Guanzhu, na China.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página