Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2001 - 14h40

Reunião ministerial informal discute futuro de tratado do clima

da France Presse, em Nova York

Representantes de quarenta países realizam debates em Nova York para deliberar sobre o futuro do protocolo de Kyoto depois da negativa do presidente americano George W. Bush de ratificar este acordo internacional sobre a redução da emissão de gases que produzem o efeito estufa.

Vinte e cinco países estão representados por seus ministros do Meio Ambiente, enquanto os demais enviaram funcionários de alto escalão.

Depois do fracasso das últimas negociações em Haia em novembro, este foi o primeiro encontro entre as três partes sobre a questão climática: os europeus (UE, países candidatos à União Européia e Suíça); Estados Unidos e países que compartilham sua posição (Canadá, Austrália, Japão e Rússia); e G-77 (países em desenvolvimento).

Depois da conclusão do protocolo em 1997, o objetivo das negociações sobre o clima é definir as regras de aplicação para permitir que o acordo entre em vigor.

A reunião informal, que começou na sexta à noite, com um jantar de trabalho, foi convocada pelo ministro holandês do Meio Ambiente, Jan Pronk, que atualmente preside as negociações climáticas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página