Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2001 - 15h08

Cientistas analisam clima nos últimos 30 anos de efeito estufa

da France Presse, em Washington

O efeito estufa é o responsável pelos invernos menos frios e as primaveras antecipadas registradas nos últimos trinta anos no hemisfério Norte, afirmaram especialistas em clima americanos.

Os gases causadores do efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxidos nitrosos) provocam um aumento da circulação dos ventos polares em torno do Polo Norte, segundo uma pesquisa do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa e da Universidade de Colúmbia, publicada na edição de abril da revista Journal of Geophysical Research-Atmospheres.

Uma modelo das interações entre os oceanos e as correntes de circulação atmosféricas criado por cientistas mostra que, ao sofrer um reforço, esses ventos polares - que descem da estratosfera para a troposfera - sopram mais fortemente sobre os oceanos quentes e transportam assim o ar quente e úmido para os continentes americano, europeu e asiático, originando os invernos menos frios e as primaveras antecipadas no hemisfério Norte.

"As temperaturas da superfície no hemisfério Norte aumentaram durante os meses de inverno em 5ºC durante os últimos 30 anos, ou seja, mais de dez vezes o nível mundial", afirma um dos autores do estudo, Drew Shindell.

"Os invernos mais suaves trarão condições meteorológicas mais úmidas na Europa e no Oeste dos Estados Unidos. A Europa Ocidental será a mais castigada pelas tempestades que vêm do Atlântico", acrescentou.

Esta tendência de aquecimento continuará nos próximos 30 anos em correlação com o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, advertiram os pesquisadores.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página