Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2001 - 17h01

ISS e Endeavour usam braços canadenses pela primeira vez

da France Presse, em Houston (EUA)

O complexo espacial, formado pela nave Endeavour e a Estação Espacial Internacional, utilizou hoje pela primeira vez seus dois braços canadenses, durante a segunda saída ao espaço dos astronautas da Endeavour. Ao mesmo tempo, a tripulação da ISS começou a retirar a carga levada pelo módulo logístico italiano Raffaello.

O canadense Chris Hadfield e o americano Scott Parazynski, os dois "artesãos" do espaço nesta missão, desencaixaram os cabos elétrico-eletrônicos e o vídeo do braço robô Canadarm2 para conectá-los à base à qual estava fixado por uma extremidade durante o transporte espacial.

Deslocando-se ao longo da parede do laboratório Destiny, ligaram depois com cabos semelhantes o Canadarm2 ao ponto de amarração ao qual estava unida sua outra extremidade.

"Temos corrente elétrica no braço", anunciou pouco depois da conexão Susan Helms, a astronauta da ISS encarregada das provas com o console de comando. O sistema secundário de alimentação elétrica, que será usado apenas em caso de falhas na rede principal, não funcionou no momento de sua instalação.

Mais tarde, a tripulação da ISS deslocará o Canadarm2 para sua base de transporte. O pesado aparelho será colocado quarta-feira no compartimento de carga do Endeavour para ser devolvido à Terra.

Hadfield e Parazynski, que se extasiaram várias vezes com a vista espacial - o delta do Amazonas, no pôr do sol - desmontaram também uma antena de comunicações que ficou obsoleta após a instalação de uma nova, domingo passado.

Esta velha antena estava fixada ao ponto de conexão que servirá à próxima de missão de um ônibus espacial, em junho, para a colocação de eclusas de despressurização, que permitirão às futuras tripulações da ISS realizar outras saídas ao espaço.

Durante os trabalhos, o piloto da nave Jeff Ashby, ajudado pelo astronauta italiano Umberto Guidoni, manipulou o outro braço mecânico canadense, colocado no Endeavour, para auxiliar Scott Parazynski a alcançar certas partes da Estação.

Enquanto os três astronautas do Endeavour se deslocavam na parte externa do complexo, os três tripulantes da ISS começaram a descarregar do módulo logístico italiano Raffaello quase três toneladas de material -equipamentos, roupas, alimentos- e nove experiências científicas, entre elas uma dedicada a observar o crescimento dos vegetais na ausência de gravidade e outra sobre as radiações.

Uma vez vazio, o contêiner será carregado de instrumentos usados e lixo e trazido à Terra dia 30 de abril no ônibus espacial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página