Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2007 - 10h33

Mostra abrasileirada de "Darwin" visitará o país a partir de fevereiro

Publicidade

RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo

Uma versão abrasileirada da exposição "Darwin", que levou 175 mil pessoas ao Masp (Museu de Arte de São Paulo) entre maio e julho deste ano, será montada em algumas capitais do Brasil a partir de fevereiro.

A informação foi confirmada à Folha nesta semana por Niles Eldredge, diretor do Museu Americano de História Natural, de Nova York, curador da primeira exibição.

Eldredge disse que recebeu no início do mês um telefonema do Instituto Sangari, que produziu a primeira exposição, confirmando o patrocínio para o novo evento sobre o naturalista Charles Darwin, autor da teoria da evolução.

"A nova exposição vai enfatizar alguns temas relacionados ao fato de Darwin ter estado aqui no Brasil. A história dele na América do Sul é maravilhosa, então vamos torná-la mais sul-americana agora", disse.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Sangari, a exposição será aberta no Rio de Janeiro. Depois, durante ainda o ano de 2008, ela será montada, pela ordem, nas cidades de Brasília, Goiânia e Curitiba. As datas de cada uma dessas outras mostras ainda não foram definidas pela organização.

O paleontólogo americano esteve nesta semana em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para participar de um workshop internacional sobre biologia e evolução.

Durante a passagem do navio HMS Beagle pelo Brasil em 1832, Darwin visitou florestas costeiras na Bahia e também no Rio de Janeiro.

Segundo Eldredge, a nova exposição sobre o naturalista britânico deve ter agora mais ênfase no lado histórico.
"Vamos incluir alguma coisa sobre as idéias sociais de Darwin no Brasil, como o repúdio à escravidão e coisas assim", disse o pesquisador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página