Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2000 - 16h12

Grãos integrais ajudam a evitar derrame em mulheres

da Reuters
em Chicago

Uma alimentação rica em grãos integrais pode resultar em uma redução significativa no risco de derrame cerebral em pessoas do sexo feminino. O estudo, que envolveu 75.521 mulheres do Estudo de Saúde de Enfermeiras da Universidade de Harvard, foi publicado hoje no "Journal of the American Medical Association".

De acordo com a pesquisa, as mulheres analisadas que comeram de duas a três fatias de pão integral registraram 30% a 40% menos probabilidade de sofrer esquemia quando comparadas à mulheres que comeram menos do que o equivalente uma fatia todos os dias.

O estudo aponta ainda que, de 1984 a 1996, ocorreram 352 derrames entre as participantes do grupo de estudo. A maioria foi do tipo esquemia, causada pelo bloqueio das artérias que irrigam o cérebro.

O derrame é a terceira maior causa de morte nos EUA e, embora atinja igualmente homens e mulheres, resulta em um índice de fatalidade maior entre o sexo feminino.

Segundo a equipe chefiada pelo médico Simin Liu, do Harvard's Brigham and Women's Hospital, em Boston (EUA), os grãos consumidos pelas participantes do estudo inclui pão integral, cereal integral, pipoca, germe de trigo, aveia e trigo de quibe. Os alimentos com grãos refinados incluem pão doce, pão branco e arroz.

Segundo Liu, ainda não está claro porque os grãos podem ajudar a evitar os derrames, embora estejam ligados a baixos níveis do chamado "mau colesterol", que podem entupir as artérias.

Leia mais notícias de ciência na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página