Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2001 - 09h56

Angiografia digital mais rápida e mais precisa

KARINA KLINGER
da Folha de S.Paulo

Hoje, um exame de angiografia digital é capaz de detectar patologias vasculares em apenas 20 minutos. Isso significa o dobro de agilidade no diagnóstico em relação aos exames convencionais, que demoram mais de 40 minutos. O novo aparelho responsável por tal exame é o Integris BV 5.000, da empresa norte-americana Philips Medical Systems.

Adquirido há sete meses pelo Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, o novo equipamento de angiografia digital favorece, principalmente, a precisão do diagnóstico de patologias vasculares cerebrais, como aneurisma (dilatação da parede do vaso), oclusão arterial (espécie de trombose, entupimento do vaso) e angioma cerebral (enovelado de vasos).

Isso porque, diferentemente dos tradicionais aparelhos de angiografia, um software de última geração possibilita ao especialista acessar imagens tridimensionais da região da cabeça. "O equipamento gira ao redor da cabeça do paciente. Em outros aparelhos, é preciso mudar o paciente de posição", explica o neurorradiologista Ronie Leo Piske, da equipe de diagnóstico por imagem da Beneficência Portuguesa.

Outra vantagem do equipamento é o fato de sua maior precisão ter reduzido em 40% o tempo dos procedimentos endovasculares. "Com a diminuição do tempo, é usado menos contraste, diminuindo o desconforto e o risco de complicações", argumenta o neurorradiologista Piske.

Além disso, a precisão no diagnóstico garante maior adequação do tratamento de diferentes tipos de patologia. O tempo de duração do procedimento de embolização, por exemplo (método que trata de aneurismas cerebrais, fístulas arteriovenosas, tumores e hemorragias), é reduzido, assim como o estresse de médicos, paciente e familiares.

Esse novo aparelho de angiografia pode ser usado para realizar exames vasculares em diversas regiões do corpo, como pescoço, membros superiores, aorta torácica e abdominal, além de artérias dos membros inferiores e renais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página