Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2001 - 08h46

USP de Ribeirão faz primeiro transplante de fígado na região

da Folha Ribeirão

A direção do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão divulgou ontem a realização do primeiro transplante de fígado na região de Ribeirão Preto. A operação, realizada no dia 2 deste mês, durou cerca de 14 horas.

O paciente -um advogado de 48 anos, cujo nome não foi divulgado- sofria de cirrose e passa bem, estando em observação. O fígado transplantado foi obtido na Unidade de Emergência do próprio hospital.

O coordenador do Grupo Integrado de Transplante, Orlando Castro e Silva Júnior, disse que essa operação foi a primeira de uma série. "Existem outras 23 pessoas na fila. Hoje, uma outra paciente já vem para cá, para estudarmos a realização da operação. Ela era a primeira da nossa fila, mas o tumor havia regredido. Agora voltou."

O Centro de Transplantes do HC da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão é um dos três existentes no interior do Estado. Os outros são em Campinas e São José do Rio Preto. Em Ribeirão, existe ainda um centro de estudos e formação de profissionais.

Em São Paulo, são cerca de 20 locais que realizam o transplante. As listas de espera do interior e da capital são separadas. De acordo com Silva Júnior, o transplante de fígado é um dos mais complexos. "O fígado é um órgão muito sensível, que tem baixa resistência à isquemia (falta de sangue)."

Há cerca de dez anos, o grupo, formado por 40 profissionais, já vinha idealizando o centro, que é coordenado pelos professores de medicina da USP Ana Martinelli e Alex Vianny França.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página