Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2008 - 14h00

Rússia fará pelo menos 22 lançamentos espaciais em 2008

Publicidade

da Efe, em Moscou

A Rússia realizará em 2008 pelo menos 22 lançamentos espaciais, entre eles de duas naves tripuladas Soyuz-TMA, informou nesta sexta-feira a agência espacial russa Roscosmos (agência espacial da Rússia).

A maior parte do programa de lançamentos da Roscosmos tem como objetivo garantir o funcionamento da ISS (Estação Espacial Internacional).

Durante este ano, além das duas Soyuz-TMA, serão enviadas à ISS cinco naves de carga Progress com água, alimentos, combustível e equipamentos científicos.

Em dezembro, uma nave de carga Progress chegou à estação espacial levando doces, frutas, vegetais, água, combustível, equipamentos e também presentes para os três membros da tripulação, atualmente formada pelos astronautas norte-americanos Peggy Whitson e Daniel Tani e pelo cosmonauta Yuri Malenchenko.

Segundo o site da Roscosmos, também serão colocados em órbita neste ano três satélites de comunicação Express, seis satélites para o sistema de posicionamento russo Glonass (análogo ao GPS americano), dois satélites meteorológicos e dois aparelhos para o sistema de localização e salvamento Cospas-Sarsat.

Os planos da Roscosmos para este ano incluem o começo dos trabalhos preparatórios para a construção da nova base Vostochny, que ficará no extremo leste do país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página