Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2001 - 13h49

França e Brasil desejam mudança dos EUA em relação a Kyoto

da France Presse, em Paris

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil e da França se reuniram hoje e anunciaram que os dois países querem que o governo norte-americano deixe sua rejeição ao protocolo de Kyoto sobre as emissões de gases com efeito estufa. O chefe da diplomacia francesa Hubert Védrine recebeu hoje em Paris seu colega brasileiro Celso Lafer.

"Védrine e Lafer fizeram alusão às questões sobre o meio ambiente, compartilhando seu desejo de que haja uma mudança de posição da administração americana ante o protocolo de Kyoto", declarou Bernard Valéro, porta-voz adjunto do Ministério das Relações Exteriores francês.

O futuro do protocolo de Kyoto está comprometido desde que os Estados Unidos, primeiro país poluidor planetário com um quarto das emissões mundiais de CO2 (gás carbônico), o denunciou em março como muito caro e "injusto" porque exonera os países em desenvolvimento de qualquer redução cifrada de seus dejetos poluidores.

Os ministros francês e brasileiro, que já haviam se reunido no dia 5 de abril em Brasília, lembraram também "as excelentes relações bilaterais franco-brasileiras e suas perspectivas de desenvolvimento", afirmou o porta-voz.

Os ministros trocaram igualmente seus pontos de vista sobre grandes questões de atualidade internacional: a situação no Oriente Médio e nos Balcãs, e debateram a situação na Colômbia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página