Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2001 - 15h59

Greenpeace despeja carvão na casa de vice-presidente dos EUA

da Folha Online

Um grupo de ativistas da ONG ambientalista Greenpeace despejou hoje um carregamento de cinco toneladas de carvão em frente à casa do vice-presidente dos EUA, Dick Cheney.

Segundo e-mail enviado aos simpatizantes do movimento, o ato foi um protesto contra o novo plano de política energética dos EUA, divulgado pelo presidente George W. Bush.

Os ativistas estenderam uma faixa com os dizeres: "Parem a fraude energética de Bush e Cheney. A América precisa de energia limpa agora."

Os ambientalistas afirmam que o plano de Bush prioriza formas sujas de energia e não prevê recursos para a instalação de usinas não poluentes, seguras e que utilizem recursos naturais renováveis.

O Greenpeace foi uma das inúmeras entidades do país que protestaram contra a não adesão dos EUA ao Protocolo de Kyoto, o acordo internacional para combate ao efeito estufa. O documento estabelece metas de redução na emissão de gases causadores do aquecimento global.

A liberação de CO2 como resultado da queima de petróleo e carvão para produção de energia é uma das principais causadoras do fenômeno.

Cheney mora em uma casa nas dependências do Observatório Naval de Washington. Além do carvão, foram deixados em frente ao local cinco "falsos barris" de petróleo e lixo nuclear, marcados com logotipos da Exxon/Mobil, Chevron, Texaco, BP e Enron.

"Os senhores Bush e Cheney anunciaram mais uma fraude do que um plano, porque isso enriquece as indústrias do petróleo, carvão e nuclear, sem resolver o problema energético", diz Andrea Durbin, diretora de campanhas do Greenpeace.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página