Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2001 - 21h16

Noruegueses propõem uso do mar para dissolver gases estufa

da AP, em Washington

Um grupo de cientistas anunciou hoje que pretende realizar testes na costa da Noruega para saber se o uso do mar para dissolver CO2 é uma proposta viável de combate ao efeito estufa.

Ambientalistas estão cada vez mais preocupados com as ameaças do aquecimento do globo terrestre, causado pela retenção de calor na atmosfera por acúmulo de gás carbônico, emitido por carros e fábricas.

Já se sabe como dissolver o CO2 na água do mar, mas de forma muito lenta. Acelerar esse processo com o bombeamento do gás a altas profundidades é uma das sugestões feitas para se reduzir o efeito estufa.

A equipe de pesquisadores do Centro de Sensoreamento Remoto Ambiental propõe que se faça um teste em larga escala para saber se a proposta é viável. O projeto sai publicado no dia 1º de julho na revista científica "Geophysical Research Letters", dos EUA.

"A vantagem do mar norueguês é não seria preciso lançar o CO2 tão fundo para garantir o 'sequestro' do gás a longo prazo", diz o pesquisador Helge Drange. "A razão principal para isso é a densidade da água presente nos mares nórdicos."

Nas águas do mar do Norte, é necessário levar o gás carbônico a 800 metros de profundidade, enquanto seria necessário ir muito mais fundo em outros oceanos.

A capacidade do oceano em absorver CO2 é grande, mas os cientistas ainda precisam realizar mais pesquisas para saber qual seria o impacto ambiental disso.