Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2001 - 11h27

FHC critica EUA pela retirada de apoio ao Protocolo de Kyoto

da Folha Online

O presidente Fernando Henrique Cardoso condenou o governo norte-americano pela retirada do apoio ao Protocolo de Kyoto, que regulamenta a emissão de gases para minimizar o efeito estufa no mundo. O argumento dos Estados Unidos é que o controle das emissões provocaria uma desaceleração da economia do país.

FHC considerou a decisão "um passo atrás". Ele reiterou o compromisso brasileiro a favor do acordo e garantiu que o país não vai recuar. O presidente disse que acredita que a opinião pública norte-americana não seja a favor de uma "irresponsabilidade" e que o Brasil deve ter um papel de convencer outros governo a condenarem a posição dos EUA.

O presidente participa nesta manhã do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Itamaraty. Estão presentes também os ministros de Minas e Energia, José Jorge; e da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Horácio Lafer Piva.

Os EUA são responsáveis atualmente por 25% das emissões de CO2 (dióxido de carbono) do mundo. Os demais países desenvolvidos são responsáveis por 60% das emissões do poluente. O dióxido de carbono é liberado na combustão e se deposita na atmosfera impedindo que o calor se dissipe.

A previsão da comunidade científica internacional é que neste século a temperatura média do planeta cresça até 1,5 graus centígrados. No século 20, a temperatura média da terra aumentou 0,6 graus centígrados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página