Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2001 - 19h29

Americano produz dez vezes mais gás estufa do que brasileiro

da Folha Online

Cada norte-americano produz em média 19,88 toneladas anuais de gás carbônico (CO2), superando em mais de dez vezes a produção de um cidadão brasileiro (1,81 toneladas).

Os dados fazem dos Estados Unidos o país que mais contribuiu para o agravamento do efeito estufa, o aquecimento da Terra provocado pela concentração de CO2 e outros gases na atmosfera. Em seguida vem o Japão (9,27 toneladas por pessoa-ano) e a União Européia (8,5).

Para cada dólar do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil emite metade da quantidade de gases estufa do que os Estados fazem para produzir a mesma quantia.

"A energia no Brasil é produzida, em grande parte, por recursos renováveis, nas hidrelétricas, a chamada energia limpa, que emite somente um mínimo de metano", afirmou o coordenador do Programa de Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maurício Talmasquim.

O presidente Fernando Henrique Cardoso criticou hoje o governo norte-americano pela retirada do apoio ao Protocolo de Kyoto, que regulamenta a emissão de gases para minimizar o efeito estufa no mundo.

O argumento dos Estados Unidos é que o controle das emissões provocaria uma desaceleração da economia do país.

As informações são da Agência Brasil.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página