Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2001 - 19h16

Europa afasta acordo sobre Protocolo de Kyoto em 2002

GABRIELA CAÑAS
do "El País"

A Comissão Européia mostrou pessimismo hoje sobre a possibildade de pôr o Protocolo de Kyoto em ação no ano que vem.

Todos os negociadores haviam fechado o ano de 2002 como data para que começasse a vigorar o acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa. Mas hoje, pela primeira vez, a comissária de Ambiente da UE, Margot Wallström, duvidou publicamente da possibilidade.

"Esse é o objetivo da União Européia", disse Wallström, "mas se só conseguirmos acordos parciais na reunião de Bonn isso não vai ser possível", afirmou.

As metas de redução de emissões acertadas em Kyoto são para 2010-2012. Por isso, o atraso na entrada em vigor do protocolo é inquietante. A reunião de Bonn, que começa no dia 16, é continuação da fracassada conferência de Haia, realizada no fim de 2000, onde não houve acordo possível.

Uma vez que os EUA rejeitaram o protocolo, em março deste ano, poucos acreditam que haja avanços significativos na Alemanha. Quando muito, como indicou Wallström, pequenos "acordos parciais". Para dificultar ainda mais, os EUA estão torpedeando as negociações com outros países.

Washington havia assegurado que não poria obstáculos às negociações. "Agora vemos que está tentando convencer o Umbrella Group ['Grupo do Guarda-Chuva'] (Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Japão e Noruega) a apoiar sua tese. Precisamos falar seriamente com os EUA."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página