Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 12h27

Pandas gigantes da China ganham ar condicionado no verão

da France Presse, em Pequim

Os pandas gigantes que vivem em uma reserva natural do Sudoeste da China não sofrerão mais calor de verão, pois foram instalados para eles este ano um sistema de ar condicionado, informou hoje a agência oficial Nova China.

A espécie ameaçada permanecerá este verão (boreal) em peças climatizadas graças à ação do Centro de pesquisa para a reprodução do panda gigante de Chengdu, que conseguiu reunir cerca de US$ 602 mil para instalar 35 climatizadores, afirmou a agência. Parte do dinheiro será usada no financiamento de 10 salas de parto para as pandas.

Segundo Li Guanghan, diretor do centro de pesquisas sobre os pandas gigantes, há três milhões de anos os pandas viviam a mais de 3 mil metros de altura, em clima temperado. Embora o animal tenha se adaptado ao clima da planície, seu apetite diminuiu, como também sua saúde, que se tornou muito frágil com a elevação da temperatura ambiental.

Até agora, devido a problemas financeiros, o centro não podia instalar ventiladores para os pandas suportarem temperaturas além dos 30ºC.

A espécie, em vias de extinção, só conta com 1.000 pandas gigantes em todo o mundo, e a maioria está na China, nos bosques montanhosos da China central, seu habitat natural.

O centro tem como objetivo ajudar a reprodução dos pandas através de métodos científicos, como por exemplo a inseminação artificial.

O informe "Os pandas gigantes na natureza" havia assinalado os problemas financeiros que afetam as reservas naturais onde vivem os pandas na China, a contínua caça furtiva da espécie, assim como sua perda de habitat por uma intensa devastação florestal.

A conservação dos pandas é uma causa extremamente popular e tanto o governo chinês como organizações internacionais, entre elas a WWF, fazem grandes investimentos na reserva de Wolong (sudoeste da China) e no centro de pesquisas para a reprodução do panda em Chengdu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página