Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 13h45

Alemanha não descarta fracasso de negociações climáticas de Bonn

da France Presse, em Bonn (Alemanha)

O ministro alemão do meio ambiente, Juergen Trittin, não descarta um fracasso da conferência do clima em Bonn e qualificou as negociações iniciadas há três dias como "extremamente difíceis, mas construtivas".

"Não descarto que se alcance um acordo, nem descarto um fracasso", declarou frisando que as conversações importantes só vão começar na sexta-feira, após a chegada dos ministros do Meio Ambiente de 180 países.

Para Trittin, um acordo em Bonn permitiria "a ratificação do protocolo" e conduziria "a verdadeiras reduções dos gases de efeito estufa nos países industrializados".

Ele excluiu "qualquer renegociação dos objetivos quantificados" de redução de emissões, impostos pelo Protocolo de Kyoto.

Assim, o ministro alemão valorizou junto à imprensa o reinício oficial das negociações climáticas que se realizam desde segunda-feira com altos funcionários em Bonn.

Trittin disse também que os Estados Unidos "não deram até agora a impressão" de querer bloquear as negociações, como denunciaram hoje várias ONGs que assistem como observadoras à conferência.

Washington, que em março declarou que o Protocolo de Kyoto era letra morta, participa das negociações de Bonn como signatário da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, assinada no Rio de Janeiro em 1992, e da qual saiu o protocolo.

Leia mais sobre efeito estufa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página