Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 15h15

Ministro holandês acredita que pode haver algum resultado em Bonn

da France Presse, em Bonn (Alemanha)

O protocolo de Kyoto sobre mudança climática se ressentirá "terrivelmente" se não houver acordo sobre suas regras de aplicação na conferência desta semana em Bonn (oeste da Alemanha), afirmou hoje o ministro holandês do Meio Ambiente, Jan Pronkel, que presidirá a reunião da ONU.

O protocolo -que tem por objetivo a redução das emissões dos gases de efeito estufa- ficaria muito prejudicado no caso de fracasso desta rodada de negociações multilaterais, iniciadas na segunda-feira com altos funcionários, disse Pronk em entrevista à imprensa.

Os ministros do Meio Ambiente de 180 países chegarão amanhã a Boon onde participarão das negociações a partir de sexta-feira.

Para Pronk é possível "conseguir algum resultado". O dirigente holandês se declarou "mais otimista' sobre esta segunda etapa da 6º Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança Climática".

A razão desta mudança de percepção está no ambiente de trabalho dos três primeiros dias: "estava mais pessimista ao chegar a Bonn, (...) mas depois das minhas primeiras discussões com as delegações, tenho a impressão de que será possível obter algum resultado".

Pronk disse ainda que "as esperanças crescem dia a dia" e que não encontrou entre as delegações ninguém que prefira "esperar a próxima conferência para conseguir resultados", que ocorre em outubro em Marrackesh (Marrocos).

Leia mais sobre efeito estufa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página