Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2001 - 19h37

Sonda da Nasa parte amanhã para coletar amostras extraterrestres

SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

A sonda Genesis, que está programada para partir amanhã rumo ao espaço, promete emoções só antes experimentadas durante o programa que levou o homem à Lua. A nave trará pela segunda vez na história amostras de material extraterrestre para a Terra.

"Somos os primeiros depois da Apolo", diz Gilbert Yanow, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato). Em vez de colher rochas lunares, a missão agora é coletar amostras do vento solar (corrente de partículas emitidas pelo Sol), para "aprender sobre as peças de construção do Sistema Solar".

"Acreditamos que os elementos básicos que existiam na nuvem que formou o sistema ainda estejam lá", explica Yanow.

O veículo ficará a 1,6 milhão de quilômetros da Terra, orbitando o local em que a atração gravitacional do Sol e do planeta se equivalem (ponto de Lagrange). Após coletar o vento solar, em 2004 uma cápsula da sonda retornará à Terra, onde será resgatada em plena descida.

A missão continuará até 2006, enquanto os pesquisadores fazem as primeiras análises das amostras. Para tanto, novas tecnologias laboratoriais ainda precisarão ser inventadas. Segundo Yanow, as amostras alimentarão estudos científicos por muitos anos, assim como o fizeram as rochas lunares.

O lançamento deve ocorrer às 11h32 (hora de Brasília), no Centro Espacial Kennedy, Flórida. A Nasa (agência espacial dos EUA) já gastou US$ 255 milhões com a missão. Existe risco de adiamento (testes de resistência do equipamento estarão sendo feitos até a manhã de amanhã), mas, diz Yanow, a chance de decolagem é de 90%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página