Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2001 - 18h16

Criatura do mar possui 10 mil 'olhos'

da Folha de S.Paulo

Ter o corpo inteiro recoberto por olhos não parece uma idéia lá muito agradável. Mas uma espécie de ofiuróide (parente da estrela-do-mar) chamada Ophicoma wendtii vive muito bem assim.

Divulgação
Ofiuróide muda de cor do dia para a noite

Pesquisadores de Israel e dos EUA descobriram que seu esqueleto externo é composto por um sistema de cerca de 10 mil lentes de calcita (cristais de cálcio), de 50 milésimos de milímetro cada, que formam um dos aparelhos de captação de luz mais esquisitos da natureza.

"É como um olho só, distribuído por todo o corpo", disse à Folha Alexei Tkachenko, da Lucent Technologies, co-autor da descoberta, relatada na edição de amanhã da revista científica "Nature".

O aparato faz as vezes de um olho composto, como o das moscas e o das abelhas, onde centenas de prismas captam pedaços das imagens e uma rede de nervos ópticos as transmitem para o cérebro. Mas, como o ofiuróide tem um sistema neural muito primitivo, os cientistas acreditam que ele não consiga realmente "enxergar" o mundo _apenas extrair informações vitais sobre ele, mesmo à distância.

"Foi uma surpresa. Não estávamos procurando por lentes", disse Tkachenko, cujo interesse inicial era pesquisar a estrutura cristalina do esqueleto externo do bicho. Para ele, o "olho-esqueleto" pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com aplicação em nanotecnologia.