Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2001 - 15h59

Pesquisadores japoneses descobrem gene que provoca infarto

da France Presse, em Tóquio

Uma equipe de pesquisadores japoneses conseguiu descobrir gene responsável por provocar um tipo de infarto. Os cientistas acham que esta descoberta poderá abrir caminho para estudos para prevenção desse tipo de patologia.

Os pesquisadores informaram que o gene identificado é responsável pela hemorragia subaracnoidea, que pode ser fatal e afeta normalmente pessoas com mais de 40 anos. Os pacientes chegam a ficar inconscientes depois das fortes dores de cabeça.

A pesquisa foi dirigida por Itsuro Inoue, professor associado do Instituto de Ciência Médica da Universidade de Tóquio, em colaboração com a Universidade de Medicina para Mulheres, sediada também na capital japonesa.

A descoberta será apresentada na edição de outubro do diário da sociedade norte-americana de genética humana.

O grupo de pesquisadores fez a descoberta depois de estudar as informações genéticas em 179 pacientes com hemorragia subaracnoidea.

De acordo com os pesquisadores, essa descoberta poderia permitir aos médicos determinar se uma pessoa corre o risco de sofrer dilatações anormais de um artéria com coágulos de sangue e prevenir a ruptura desses aneurismas.