Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2001 - 08h11

Vírus da hepatite G pode ajudar a combater HIV

da France Presse, em Washington

O vírus da Aids pode ter seu processo de disseminação no corpo reduzido pela presença de outro vírus, revela um estudo que será publicado nesta quinta-feira pela revista de divulgação científica "New England Journal of Medicine".

O vírus GB-C, também conhecido como o vírus da hepatite G, "parece retardar o progresso do HIV", concluiu uma equipe liderada pelo médico Jack Stapleton, da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa.

O GB-C infecta cerca de 15% dos portadores da hepatite C, mas não causa hepatite ou outro problema clínico, segundo Stapleton.

A descoberta foi realizada quando Stapleton investigava a relação entre o consumo de álcool, o vírus da hepatite C, o vírus GB-C e a cirrose hepática.

A pesquisa ocorreu entre 1988 e 2000 com 362 pacientes do Hospital Universitário de Iowa infectados pelo HIV. No grupo investigado, 40% também apresentavam o vírus GB-C.

"Estabelecemos que os pacientes infectados pelo HIV e não infectados pelo vírus GB-C tinham 3,68 vezes mais risco de morrer de Aids que os também portadores do GB-C", declarou o doutor Stapleton.

"Acreditamos que o GB-C é um fator que explica como algumas pessoas vivem muito mais tempo e com mais saúde com o HIV que outras também infectadas" pelo vírus da Aids.

Stapleton disse ser "razoável a utilização do vírus GB-C como um vetor terapêutico para retardar o progresso da Aids".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página