Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2001 - 16h04

Chineses criam banco de genes de bambu para proteger pandas

da Agência Lusa

A China está construindo um banco de genes de bambu para proteger a diversidade desta espécie vegetal da família das gamíneas, principal fonte de alimento do panda gigante, animal em vias de extinção.

Mais de mil variedades de bambu serão plantadas numa área de 33 hectares, contribuindo para a consolidação deste banco de genes.

Trata-se do primeiro banco deste tipo no mundo. Ele começou a ser construído no início do mês em Huangshan, província de Anhui, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa.

"Espera-se que o banco de genes, parte integrante do Programa Internacional para a Rede de Bambu, esteja pronto dentro de três anos", informou a agência. Os investimentos serão de US$ 4 milhões.

O governo chinês está dando prioridade à pesquisa genética com o objetivo de salvar espécies em risco de extinção, como panda gigante, o tigre siberiano e o macaco dourado, dos quais já existem poucos exemplares.

Outro campo em desenvolvimento na China é o da utilização de técnicas de manipulação genética em animais para reproduzir órgãos que algum dia poderão ser transplantados em seres humanos.

Leia mais notícias da Agência Lusa
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página