Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2001 - 06h47

Nobel de Medicina vai para cientistas que descobriram ciclo celular

da Folha Online

O Prêmio Nobel de Medicina de 2001 foi atribuído hoje, em Estocolmo (Suécia) a três cientistas por suas descobertas relativas ao "ciclo celular". Foram premiados o norte-americano Leland H. Hartwell e os britânicos Timothy Hunt e Paul M. Nurse. Eles vão dividir o prêmio de US$ 1 milhão.

"Os três laureados do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina deste ano fizeram descobertas de grande importância sobre o mecanismo de controle do ciclo celular", anunciou o Instituto Karolin, que concede o prêmio.

Hartwell descobriu um gênero de genes que administram o ciclo celular; Hunt pesquisou moléculas especiais que trabalham como um motor da divisão celular, e Nurse esclareceu como as proteínas agem como um agente de mudanças para controlar a velocidade do crescimento.

Essas descobertas biológicas são fundamentais e importante para tudo que se relaciona com o crescimento das células. Os resultados dessas pesquisas permitiram, por exemplo, compreender melhor as alterações do genoma nas células cancerosas e podem abrir novos caminhos para o tratamento do câncer, informou o instituto.

Hartwell, nascido em 1939, trabalha no Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seatlle (EUA); Hunt, nascido em 1943, e Nurse, nascido em 1949, trabalham no Fundo Imperial de Pesquisa do Câncer de Londres (Inglaterra).

Com agências internacionais

Leia mais

Saiba quem foram os laureados dos últimos 10 anos
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página