Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2001 - 12h42

Asteróides homenagearão vítimas dos atentados nos EUA

da France Presse, em Paris

A UAI (União Astronômica Internacional) informou hoje que irá homenagear as vítimas dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos batizando três asteróides com os nomes de "Compaixão", "Solidariedade" e "Magnanimidade".

Segundo o secretário-geral do Comitê de Nomenclatura Especializado (que dá nome aos pequenos corpos celestes), Hans Rickman, os nomes serão atribuídos a três asteróides que levam os números 8.990, 8.991 e 8.992 na lista de asteróides da UAI, e que foram descobertos em 1980 nos observatórios situados fora dos Estados Unidos.

A proposta deve ser aprovada ainda pela comunidade de astrônomos, no curso da próxima Assembléia Geral da UAI, que está prevista em Sydney (Austrália) em 2003.

A ratificação das propostas dos comitês de nomenclatura são, no geral, uma simples formalidade, mas, desta vez, talvez não seja assim.

De fato, a UAI geralmente atribui aos corpos do sistema solar nomes de personagens das mitologias antigas (grega, romana, etc), nomes de astrônomos ou, excepcionalmente, nomes de artistas ou personalidades relacionadas com acontecimentos políticos.

O catálogo da UAI conta atualmente com 29.074 asteróides, que pertencem ao cinturão situado entre os planetas Marte e Júpiter, excetuando várias centenas deles, que se encontram no cinturão de Kuiper, além de Netuno. Somente 8.830 deles foram batizados.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página