Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2001 - 16h24

Fósseis de tubarões e pinguins gigantes são encontrados no Peru

da France Presse, em Lima

Fósseis de tubarões de até 15 metros de comprimento, lobos marinhos gigantes, pinguins do tamanho de um ser humano foram encontrados no deserto do vale de Ocucaje, em Ica, sul do Peru, segundo relatório divulgado hoje pela revista Etecé.

'O aparecimento dos esqueletos desses animais deve-se à ação erosiva do vento, que os estão deixando à mostra nas inóspitas colinas de Ocucaje', explicou o paleontologista Carlos Vildoso, chefe do grupo de pesquisa, à revista.

Destacou que esses animais viveram há 60 milhões de anos, quando começava o período Terciário (na era Mezozóica) -nessa época os dinossauros já haviam desaparecido- a geografia era extremamente diferente assemelhando-se apenas à planície africana.

Vildoso destaca que os vestígios de répteis encontrados, como crocodilos e vários tipos de tartarugas que poderiam alcançar 2,5 metros de comprimento e até 750 kg de peso, confirmam que há 45 milhões de anos essa região da costa central e do sul do Peru era dominada por um clima tropical que atraía esses animais.

Também foram encontradas variedades de baleias espécies de focas chamadas "cayangotherium (animal da aldeia de Callango), que podiam chegar a quatro metros de comprimento".

Entre os mamíferos encontrados, o mais interessante é um bicho-preguiça gigante, que podia medir dois metros de altura, e do qual foram descobertos numerosos fósseis.

Uma das maiores preocupações é com a proteção dos fósseis da ação dos agricultores de Callango, que depredam as ladeiras em busca de sulfato de magnésio que empregam como fertilizante natural em plantações da zona, adverte Vildoso.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página