Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2001 - 20h23

Nasa envia espelhos, ratos e ovos de codorna para o espaço

da France Presse, em Washington

A nave americana Endeavour, que será lançada quinta-feira (29) do centro espacial Kennedy da Flórida (sudeste dos EUA), levará, além da tripulação que vai se revezar com os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), uma série de experimentos científicos e pedagógicos.

Uma das missões mais originais da tripulação será a colocação em órbita de Starshine 2, um satélite de forma esférica "com centenas de pequenos espelhos polidos por estudantes de todo o mundo", segundo o astronauta Daniel Tani, especialista da missão Endeavour.

Este satélite será posto em órbita em 9 de dezembro, um dia antes do regresso da nave à Terra. Ele vai servir de referência aos estudantes que participam do projeto, que poderão observar sua passagem a olho nu, calcular sua posição, a desaceleração de sua rotação, até sua queda na atmosfera e sua desintegração em alguns meses.

Trinta mil estudantes de 660 escolas de 26 países fazem parte do projeto. O site (www.azinet.com/starshine) fornecerá informação sobre a passagem do satélite e a forma de acompanhá-lo.

O porta-voz da Nasa (agência espacial norte-americana) Rob Navia informou também que vinte e quatro cobaias de laboratório serão também enviadas ao espaço, como parte de uma experiência sobre medicamentos contra a osteoporose conduzido pela empresa norte-americana Amgen.

Além disso, a Endeavour levará 36 ovos de codorna japonesas para testar o rendimento de uma nova incubadora instalada a bordo da ISS.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página