Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2001 - 13h23

Sonda Gênesis inicia coleta de partículas solares

da France Presse, no Cabo Canaveral (EUA)

A sonda norte-americana Gênesis, estabilizada entre a Terra e o Sol, iniciou ontem a coleta de partículas de vento solar que, uma vez enviada para a Terra em 2004, oferecerá respostas sobre a formação do sistema solar.

"Estamos agora no início das pesquisas científicas - o coração da missão - que levará de volta à Terra em 2004 e à fase de análise das partículas coletadas", afirmou Donald Burnett, cientista da Nasa (agência espacial norte-americana) responsável pela missão.

A sonda de 494 quilos percorreu 1,5 milhão de quilômetros para chegar a esta órbita tão particular, onde as atrações gravitacionais da Terra e do Sol se compensam igualmente: o ponto de Lagrange L1.

A Gênesis, lançada do Centro Kennedy em Cabo Canaveral (na Flórida, sudeste dos Estados Unidos) em 8 de agosto, voltará para a Terra em 2004, depois de percorrer 32 milhões de quilômetros. A missão trará de dez a 20 microgramas destas partículas invisíveis, que serão os primeiros materiais extraterrestres coletados além da órbita lunar.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página