Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2001 - 08h23

Pai do DNA vende originais por US$ 1,3 mi

BEN SHOUSE
da "Science Now"

Francis Crick vai poder passar um Natal em grande estilo. O pioneiro do DNA acaba de vender uma grande coleção de seus trabalhos científicos originais por US$ 1,3 milhão, anunciou ontem o Wellcome Trust, organização beneficente britânica que atua na área biomédica (foi um dos principais financiadores do Projeto Genoma Humano, por exemplo).

A aquisição foi feita em nome da Biblioteca Wellcome para História e Compreensão da Medicina, de Londres. A intenção é permitir o acesso do público aos documentos. Crick, que mora nos EUA, nasceu no Reino Unido.

Ele dividiu o Prêmio Nobel de 1962 com o norte-americano James Watson e com o também britânico Maurice Wilkins, pela descoberta da estrutura do DNA, em 1953. A expectativa é que as anotações de Crick ajudem historiadores da ciência a esclarecer as interações e contribuições entre os cientistas por trás desse feito.

A compra inclui cadernos de laboratório dos anos 50, correspondência de Crick com outros luminares -como Max Perutz, Peter Medawar e Jonas Salk- e um manuscrito preliminar do controverso livro de Watson, "A Hélice Dupla", segundo a lenda com notas raivosas de Crick nas margens.

Leilão

Segundo David Pearson, diretor da biblioteca, o preço subiu após uma disputa entre o Wellcome e um colecionador particular, Jeremy Norman. Para Pearson, ainda assim o preço ficou dentro do que se considera razoável para um material de alta qualidade, como é o caso dos originais de Crick.

Essa opinião é compartilhada por outros especialistas. O importante era adquirir os materiais para que se tornassem de acesso público, disse Peter Harper, diretor da Unidade de Catalogação Nacional para os Arquivos de Cientistas Contemporâneos, da Universidade de Bath (Reino Unido).

Crick, 85, não quis dar entrevista à "Science Now". Mas o Wellcome Trust divulgou um comunicado com a seguinte declaração do cientista: "O dinheiro vai para os meus herdeiros, três filhos e seis netos -todos eles, aparentemente, necessitados de assistência financeira".

Ainda segundo o comunicado, Crick se diz contente com o fato de os originais de sua obra permanecerem acessíveis para o grande público. "Não consigo pensar num lugar melhor para os meus trabalhos", teria afirmado.

Os originais farão sua estréia em público numa exposição da Biblioteca Wellcome, prevista para 2003. Será uma comemoração dos 50 anos da descoberta de Crick e Watson.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página