Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2002 - 11h54

Descoberta planta carnívora que alimenta insetos antes de comê-los

da Deutsche Welle

Uma equipe de cientistas alemães informaram hoje que descobriram uma nova planta carnívora, que, segundo eles, dá de comer aos insetos antes de fazer deles sua própria refeição.

Segundo os pesquisadores alemães, este tipo de vegetal é típico do Sudeste Asiático e da Oceania, mas duas características apresentadas pela Nepenthes albomerginata são únicas em todo o mundo.

Esta planta é a única de sua espécie que seleciona as suas refeições. Enquanto a maioria das carnívoras comem simplesmente o que conseguem capturar, a Nepenthes albomerginata é especializada numa determinada espécie de cupim.

A forma como ela captura suas presas também é singular. Os cupins vêem a planta como um alimento e começam a mordê-la, depois de algum tempo ela conduz o inseto para o lugar desejado.

O achado foi feito por Marlis Merbach, da Universidade Johan Wolfgang Goethe de Frankfurt, dentro de um projeto de estudo das plantas carnívoras da ilha de Borneo, na Indonésia.

De acordo com Merbach, a Nepenthes albomerginata chega a caçar mais de seis mil cupins por hora, um recorde para este tipo de planta. As outras carnívoras comem apenas algumas formigas, joaninhas e outros pequenos insetos ao longo de seus seis meses de vida.

A nova espécie de planta carnívora foi encontrada por acaso em 1998, em uma das muitas viagens que Marlis Merbach e seu marido fazem frequentemente à ilha de Borneo desde 1995 para observar este tipo de vegetal.

As informações são da da Deutsche Welle.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página