Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2002 - 20h04

Darwin criou teoria da seleção natural com pesquisas de jardineiro

da France Presse, em Washington

Para conceber sua teoria sobre a origem das espécies, publicada em 1859, Charles Darwin utilizou experiências realizadas 40 anos antes por um jardineiro, considerado agora o primeiro pesquisador em ecologia da história.

O naturalista inglês estabeleceu em seu estudo sobre a seleção natural que o crescimento das plantas é favorecido pela biodiversidade. Esta análise foi baseada na constatação de misteriosas experiências realizadas por uma fonte que acaba de ser identificada, segundo a edição desta sexta-feira da revista norte-americana "Science".

Dois pesquisadores estabeleceram que George Sinclair, jardineiro-chefe do duque de Bedford no início do século 19, realizou essas experiências no jardim da Abadia de Woburn, no sudeste da Inglaterra.

"Foi experimentalmente provado que se uma parcela de terra recebe uma certa espécie de grama e uma parcela similar é semeada com vários tipos de grama, pode-se obter um maior número plantas", escreveu Darwin.

"Até onde sabemos, o trabalho da Abadia de Woburn pode ser considerado como a primeira experiência ecológica" mundial, acredita Andy Hector, do Imperial College de Londres, um dos autores do estudo. Isso antecede em meio século o nascimento da palavra "ecologia", atribuída ao biólogo alemão Ernst Haeckel em 1866.

O jardim experimental é mencionado pela primeira vez na obra "Hortus Gramineus Woburnensis", publicada em 1816. Os resultados destas experiências são detalhadas na terceira edição do mesmo livro, em 1826.

Hector e o outro autor da pesquisa, Rowan Hoooper, do Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão, rastrearam as fontes dos experimentos graças a um manuscrito inacabado de Darwin, chamado "Seleção Natural", onde cita Sinclair.

Encontraram mais informações sobre essas pesquisas do jardineiro na coleção de manuscritos raros do British Museum, que tem o texto original acompanhado de um magnífico herbário (coleção de plantas dessecadas) da vegetação estudada.

Este jardim experimental permitia a comparação dos rendimentos das diferentes espécies e misturas de ervas em diferentes solos.

"Alguns ecologistas disseram que Darwin era o primeiro a mencionar a relação entre o ecossistema e a biodiversidade, mas as nossas pesquisas históricas revelam um fundamento muito mais sólido", disse Hector.