Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2002 - 12h52

Chineses acreditam ter achado vínculo evolutivo entre larva e homem

da Agência Lusa

Paleontólogos chineses descobriram uma nova espécie de larva, anterior à aparição dos símios, que poderia ser o elo perdido na evolução do homem.

Segundo a agência noticiosa oficial chinesa, Xinhua, esta é a conclusão do estudo de dois fósseis muito bem conservados, com mais de 530 milhões de anos, encontrados em 1977, que permitiram a três cientistas do Instituto de Ciências Geológicas de Yunnan desenhar um gráfico mostrando a evolução da larva até ao homem.

"A hipotética evolução deste animal deverá ter começado com o peixe-larva sem mandíbula, que evoluiria para peixe vertebrado, posteriormente em anfíbio, seguidamente em réptil, depois em mamífero muito primitivo, mais tarde numa espécie de elefante, e finalmente no homem", disse Lui Huilin, co-autor do estudo com os investigadores Hu Shixue e Chen Lianzhong.

Estes cientistas garantem ter encontrado o primeiro exemplar do verme de Yunnan em 1991, ainda que o achado definitivo tenha ocorrido em 1997, na cidade de Haikou, próximo da capital provincial de Kunming.

A forma mais antiga do verme foi a designada por Yunnan, que evoluiu gradualmente no verme de Haikou, para depois converter- se no peixe Huaxia, seguidamente no peixe Zhongxin, peixe Kunming e finalmente peixe Haikou, disse Lui.

A localidade de Chengjiang, situada na província de Yunnan, atraiu a atenção mundial em 1999 quando outros dois paleontólogos chineses descobriram fósseis do peixe de Kunming e do peixe de Haikou, ambos espécimes invertebrados.

Leia mais notícias da Agência Lusa