Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2002 - 10h24

Falta de testosterona pode deixar o homem triste e mal-humorado

da Reuters, em Londres

Esta é a notícia que as mulheres estavam esperando: os hormônios também afetam a vida dos homens.

A falta de testosterona faz com que os homens fiquem deprimidos, mal-humorados, sensíveis e sofram da síndrome da irritação masculina, disse o cientista Gerald Lincoln hoje ao programa Today, da rádio BBC.

"Isso também tem um lado divertido porque percebemos as fragilidades masculinas e como os hormônios afetam o comportamento masculino. Mas há um lado sério em que o comportamento deles pode ser comprometido pelo estado hormonal", explicou o pesquisador.

Ao contrário do estado hormonal feminino, que ocorre em ciclos, as alterações nos níveis hormonais dos homens são desencadeadas por circunstâncias extremas, como acidentes e doenças graves, disse Lincoln. O cientista trabalha na Unidade de Reprodução Humana de Edimburgo, na Escócia.

Uma injeção de testosterona pode fazer com que tudo isso fique melhor em homens que estavam deprimidos e depois, mostraram mais energia, libido e motivação. Contudo, os hormônios não são capazes de solucionar um velho problema: a inaptidão deles para lavarem a louça.

O vínculo entre a irritabilidade masculina e a testosterona foi discutido primeiramente na revista médica Reproduction, Fertility and Development.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página