Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2002 - 16h40

Dirigir e falar ao celular é mais perigoso que beber

Publicidade

da BBC

Falar ao telefone celular enquanto se dirige é mais perigoso do que dirigir depois de beber, de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido.

Testes realizados num laboratório de pesquisas de trânsito mostraram que motoristas que falavam ao celular tinham uma reação mais lenta e demoravam mais para parar o carro do que motoristas sob efeito do álcool. A pesquisa também conclui que usar o viva-voz ao dirigir é tão perigoso quanto segurar o aparelho nas mãos.

Em alguns países, como o Reino Unido, o uso de celular na direção não é ilegal, mas os motoristas podem ser processados por direção perigosa ou negligência. No Brasil, o Código Nacional de Trânsito diz que o motorista deve dirigir com as duas mãos no volante, permitindo portanto o uso de celular quando ligado no viva-voz.

A pesquisa mostra que a reação de alguém que está falando ao celular a um imprevisto no trânsito é 30% mais lento do que de uma pessoa que bebeu um pouco acima do limite permitido - uma dose de bebida alcoólica, pela lei britânica - e 50% mais lenta do que a de um motorista em condições normais.

Continua...
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página