Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2002 - 14h46

Bush pede a proibição de todas as formas de clonagem nos EUA

da Folha Online

O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu hoje a proibição de todas as formas de clonagem, não apenas de experiências que teriam objetivos reprodutivos, mas também das usadas para obter células-tronco para encontrar curas para doenças graves.

"Considero a clonagem humana negativa e acho que ambas as modalidades deveriam ser proibidas", afirmou Bush, durante discurso na Casa Branca.

Reuters - 30.jan.2001
George W. Bush, presidente dos Estados Unidos
O presidente americano propôs que os cientistas usem formas "mais éticas" em suas pesquisas avançadas, como a utilização de células-tronco adultas, que não significa a destruição de um embrião humano.

Bush apoiou uma proposta de lei apresentada no Senado para que sejam totalmente proibidos todos os tipos de clonagem.

Esse projeto enfrenta outro, que visa a permitir a clonagem com fins terapêuticos, mas não reprodutivos.

A clonagem é um dos assuntos que o líder da maioria no Senado, Tom Daschle, quer discutir até o final de maio.

A Câmara dos Deputados já aprovou uma ampla proibição da clonagem humana, que incluiu a chamada clonagem terapêutica. Essa técnica envolve a produção de um embrião a partir de células do próprio paciente. Quando o embrião atinge um estágio bastante inicial de desenvolvimento, ele é usado como fonte de células-tronco.

As células-tronco embriônicas podem originar qualquer tipo de tecido. Os cientistas afirmam que, por pertencerem ao próprio paciente, elas poderiam ser transplantadas sem o uso de drogas imunossupressoras.

De acordo com alguns pesquisadores, essas células poderiam ser usadas para tratar várias doenças, como Alzheimer e diabete juvenil, e o embrião nunca seria destinado ao útero de uma mulher.

De acordo com o presidente americano, apesar do avanço da ciência nos últimos anos, a experiência de clonar o ser humano é "profundamente preocupante".

"A ciência deveria usar a ética nas pesquisas. Porque devemos pensar na responsabilidade ao usar o poder da ciência. E nenhum objetivo justifica qualquer medida", afirmou.

Segundo Bush, nenhuma vida pode ser explorada ou destruída em benefício de outras. "Acredito que toda forma de clonagem humana é errada."

"Uma criança é para ser amada, não manufaturada. E não podemos nem devemos permitir que o corpo das mulheres seja explorado para esse tipo de experiência. Isso é inaceitável", declarou Bush.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página