Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2002 - 19h00

Alemanha autoriza importação de células-tronco embrionárias

da France Presse, em Berlim

O Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento alemão, aprovou na noite de hoje a importação de células-tronco extraídas de embriões humanos para fins de pesquisa.

Um total de 360 deputados se pronunciaram a favor, 190 contra e nove se abstiveram durante a votação do texto, que proíbe "em princípio" a importação de células embrionárias, embora "a autorize sob condições estritas", se não existirem alternativas, e só em projetos que tenham recebido o visto favorável de uma comissão de ética.

No final de janeiro os deputados já haviam aprovado o texto numa primeira leitura.

O objetivo desta votação era preencher um vazio jurídico. A lei alemã de 1991 sobre a proteção de embriões proíbe a procriação artificial com objetivos de pesquisa, assim como a recuperação de embriões chamados supernumerários - fecundados in vitro e que têm de ser destruídos porque não foram implantados -, mas não se referia à importação de celúlas-tronco embrionárias.

A importação só será autorizada se ficar demonstrado o "caráter altamente prioritário do projeto de pesquisa, em termos de lucros para a ciência ou de ampliação do conhecimento médico no desenvolvimento de diagnósticos ou terapias", segundo o texto definitivo.

Os pais terão de autorizar a extração de células-tronco de embriões que conceberam e não tirar proveito financeiro disso.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página