Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2002 - 06h23

Sensor ajuda crocodilo a detectar presa

da Folha de S.Paulo

Uma pesquisadora brasileira radicada nos EUA descobriu o segredo que permite aos jacarés e crocodilos caçar à noite com grande eficiência: eles têm nos focinhos sensores de pressão capazes de detectar os mais sutis movimentos da presa na água.

E o segredo era bem antigo. Segundo a pesquisadora Daphne Soares, da Universidade de Maryland em College Park, esses órgãos detetores já são visíveis em fósseis de crocodilo do Período Jurássico (entre 213 milhões e 144 milhões de anos atrás).

Os crocodilianos caçam com o focinho meio submerso. Os receptores, que lembram furinhos nos maxilares do bicho, são ligados a um sistema de nervos bem desenvolvido. A pesquisadora os batizou de DPRs, sigla para "dome pressure receptors" ("receptores de pressão em cúpula").

Isso permite que os animais consigam detectar uma única gota pingando na água, segundo experimentos feitos por Soares e relatados hoje na revista "Nature" (www.nature.com).

A descoberta dos DPRs foi feita por acaso, quando Soares estava sentada em cima de um aligátor, o jacaré americano. "Eu estava em Louisiana coletando aligátores para os meus estudos. Nós tínhamos pegado um animal bem grande, de uns 2,5 metros, e colocamos na caçamba de uma picape. Ao voltar ao laboratório, eu estava sentada em cima dele para deixá-lo quieto quando percebi esses pontos pretos na face."

Ela agora tem interesse em estudar os diferentes tipos de DPR nas várias espécies de crocodiliano. "Faz muitos anos que não volto [ao Brasil]. Estou morrendo de vontade de visitar e estudar jacarés aí", afirma ela.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página