Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2002 - 18h33

Brasil destina R$ 2,5 mi para controle do HIV em países pobres

da Folha Online

O Brasil ofereceu-se hoje para enviar drogas genéricas de combate à Aids, além de tecnologia para produzi-las, a dez dos países mais pobres do mundo.

O anúncio foi feito pelo coordenador do Programa Brasileiro de Aids do Ministério da Saúde, Paulo Roberto Teixeira, durante a 14ª Conferência Mundial de Aids que acontece em Barcelona (Espanha) e que reúne, a cada dois anos, pesquisadores de diversos países.

De acordo com Teixeira, o governo vai destinar, em 2003, R$ 2,5 milhões para implantar dez projetos-pilotos na África, na Ásia, na América Latina e no Caribe. O dinheiro vai ser usado na distribuição de remédios e na aplicação da tecnologia e da logística usada no Brasil em outros países.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 250 mil pessoas infectadas nos países em desenvolvimento têm acesso gratuito aos medicamentos anti-retrovirais, sendo que desses, 100 mil são brasileiros.

O país é pioneiro na fabricação de remédios anti-retrovirais genéricos para Aids, em um programa de tratamento bem-sucedido e reconhecido mundialmente.

Leia mais

  • Vacina pode sair até 2005, diz laboratório

  • Laboratórios prometem remédio "milagroso"

  • Clima de pessimismo domina conferência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página