Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2002 - 12h53

Cientistas afirmam que urina de vaca acentua a ação de remédios

da France Presse, em Paris

A urina de vaca destilada permitiria acentuar a ação dos medicamentos, segundo pesquisas de cientistas indianos divulgadas pela revista "Chemistry and Industry", em seu número deste mês. A descoberta é considerada importante, pois implicará na economia das doses dos remédios, permitindo uma maior economia e à redução de seus efeitos secundários tóxicos.

A idéia dos cientistas, cuja descoberta foi patenteada, é utilizar a urina combinada com medicamentos antibióticos, fungicidas anticancerígenos e cardiovasculares.

"A descoberta tem implicações diretas na redução drástica das doses de antibióticos ou das quimioterapias anticancerígenas, ao aumentar a absorção das moléculas em sua forma bioativa", comenta na revista o ministro indiano da Ciência e Tecnologia, Murli Manohar Joshi. "Além disso, reduziria os custos dos tratamentos e seus efeitos secundários", acrescenta.

A eficácia de medicamentos anticancerígenas e de combate à tuberculose poderá ser aumentada em até vinte vezes, e a dos antibacterianos em até 80 vezes", segundo a revista, fundada em 1881, com sede em Londres.

Os cientistas acreditam que a urina de búfalos, camelos, cervos ou veados poderá servir da mesma maneira que a das vacas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página