Cantor do N'Sync faz acordo para participar de vôo espacial russo
da France Presse, em MoscouO cantor norte-americano Lance Bass, integrante do grupo N'Sync, chegou a um acordo preliminar com a Agência Espacial Russa para realizar no mês de outubro um vôo turístico até a Estação Espacial Internacional (ISS).
| Reuters |
![]() |
| O cantor Lance Bass deverá entrar em órbita em outubro |
"O contrato está sendo preparado", acrescentou, afirmando que Lance Bass terá tempo suficiente para realizar treinamento antes de entrar em órbita. No entanto, a agência havia anunciado no mês passado que o treinamento para esses vôos durava seis meses.
O custo da viagem ao espaço é de aproximadamente US$ 20 milhões.
Turismo espacial
Lance Bass deverá ser o terceiro turista espacial do mundo, seguindo o roteiro do multimilionário africano Mark Shuttleworth e do magnata norte-americano Dennis Tito.
Em 25 de abril, Shuttleworth foi o segundo homem a chegar ao espaço pagando a viagem com meios próprios e tornou-se também o primeiro africano a entrar em órbita.
O primeiro a desenbolsar US$ 20 milhões para viajar ao espaço foi o norte-americano Tito, em maio de 2001.
No final de 2001, a Rússia anunciou que o turismo espacial deveria deixar de ser restrito aos milionários e poderia ser aberto a todos. Bastaria escrever para contestant@imageworldmedia.com e se inscrever para participar de "Ancient Astronaut", um programa de televisão no formato de "game show". Ele dará ao vencedor a mesma viagem espacial que Tito e Shuttleworth fizeram.
Pelo menos é o que prometeram as empresas MirCorp, da Holanda, e Image World Media, de Cingapura. A primeira já fechou acordo com a agência espacial russa para comercializar dois assentos em vôos agendados para 2003. A segunda acertou com a primeira para produzir o programa de televisão que escolherá quem vai viajar.
No entanto, muitos detalhes ainda faltam ser acertados. Por exemplo, como será o programa, onde e como ele será exibido e quem poderá participar dele.
De todo modo, a MirCorp, que já tinha planos semelhantes para a estação Mir antes de ser destruída pelos russos, garante que o projeto irá adiante. Mas ainda será preciso, claro, obter aprovação dos demais parceiros na ISS.
Com agências internacionais



