Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2000 - 05h25

Índios já plantavam milho há 7 milênios

RICARDO BONALUME NETO, da Folha de S.Paulo

A mandioca e o milho já eram consumidos nas florestas tropicais entre 7.000 e 5.000 anos atrás, indicando que os antigos índios já praticavam a agricultura em um ambiente que até agora era considerado hostil demais a essa forma de ocupação humana.

Os restos de grãos de amido da mandioca mais antiga já encontrada estavam associados a pedras utilizadas para moer raízes por antigos índios no sítio arqueológico de Aguadulce, no Panamá. Apesar da grande variedade da dieta, que também incluía inhame e araruta, não havia
restos de cerâmica no local.

A descoberta foi feita por quatro pesquisadores do Instituto Smithsoniano de Pesquisa Tropical, do Panamá, e da Universidade Temple, de Filadélfia, EUA.

"O senso comum pensava que a floresta tropical de planície fosse um ambiente inimigo do desenvolvimento cultural. Supostamente o ambiente seria úmido demais e os solos pobres demais para apoiar a origem da agricultura", disse à Folha a principal autora do estudo, Dolores Piperno, do Instituto Smithsoniano.

"Mas, como mostra nosso artigo sobre o amido, essa visão parece ser incorreta. As provas hoje também mostram que a fabricação de cerâmica teve suas origens na floresta tropical brasileira", diz Piperno. O artigo está publicado na revista "Nature" de hoje.

A pesquisa mostra o importante papel que os índios da floresta tiveram na disseminação da agricultura. "Alguns estudiosos sugeriram que o consumo de mandioca foi o combustível de movimentos populacionais de larga escala que levaram a cultura e as pessoas para outros locais da América do Sul", afirma a pesquisadora.

Mas ainda faltam mais dados arqueológicos para demonstrar melhor essa hipótese. Testar a hipótese da domesticação precoce das plantas pelos índios era difícil porque ainda não havia técnicas capazes de detectar o amido nas pedras de moer.

Um estudo genético publicado no ano passado na revista da academia de ciências dos EUA demonstrou que a mandioca surgiu na floresta tropical do Centro-Oeste brasileiro.

O trabalho de Piperno indica que os antigos índios dessa região contribuíram para a passagem de uma economia de caça e coleta para uma agrícola e que o fizeram de modo independente de outras regiões das Américas onde também surgiu a agricultura.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página