Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2010 - 00h27

Ônibus espacial Endeavour se separa da ISS e começa o retorno à Terra

Publicidade

da Efe, em Washington

A nave Endeavour se separou hoje da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para iniciar o retorno à Terra após uma missão ao orbitador para instalar um novo módulo e um mirante.

A manobra aconteceu às 22h54 (horário de Brasília) sob a direção do piloto e astronauta Terry Virts que, após a separação, conduziu a nave em um voo de despedida em torno da estação.

O ônibus espacial começou a se afastar da ISS quando ambas as naves passavam sobre o oceano Atlântico se aproximando da costa ocidental e do território da Mauritânia, indicou o controle da missão da Nasa no Centro Johnson de Voos Espaciais em Houston, no Estado norte-americano do Texas.

"Lamentamos deixá-los. Espero que desfrutem do módulo Tranquility", disse o comandante da missão, o astronauta George Zamka, aos tripulantes da ISS.

Completada a separação e a uma distância prudente da Estação Alfa, a tripulação desprendeu o sensor do Endeavour para realizar uma última revisão do escudo térmico da nave.

O ônibus espacial, que realizou a missão STS-130, se manterá em órbita terrestre até que comece as manobras de descida e seu retorno ao Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, EUA) no domingo, às 22h16 (0h16 da segunda-feira no horário de Brasília).

As operações conjuntas entre as tripulações do Endeavour e da ISS terminaram na sexta-feira quando foram fechadas as escotilhas que as comunicavam.

A próxima das últimas quatro missões das naves será realizada pela Discovery, e seu início está previsto para o dia 5 de abril.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página