Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2002 - 15h34

Ministros chegam a acordo sobre energias renováveis na Rio +10

da Folha Online

Ministros reunidos na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +10) chegaram hoje a um acordo sobre a promoção das energias renováveis, informou Thomas Becker, membro da delegação dinamarquesa.

O plano de ação de Johannesburgo prevê "aumentar substancialmente com urgência" a porcentagem de fontes de energia renováveis, segundo Becker. Mas não há cifras nem datas precisas.

A proposta das metas de energia, defendida pela União Européia (UE) e pelos países em vias de desenvolvimento (G-77), se chocava com a oposição dos Estados Unidos e os produtores de petróleo.

A UE queria que em 2010, 15% da energia venha de fontes renováveis, algo que não interessava aos países produtores de petróleo nem aos Estados Unidos, contrário a compromissos multilaterais.

Presente na Rio +10, o presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu pessoalmente a defesa da proposta brasileira de uma meta de 10% de energias renováveis (como a solar e o álcool combustível.

"A manifestação do presidente é importante, porque dá dimensão política à proposta brasileira e consolida uma posição de liderança no cenário internacional", afirmou ontem o ministro Celso Lafer.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Rio +10
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade