Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2002 - 15h37

Descobertos na Alemanha ossos da "família" de Neanderthal

da Folha Online

Arqueólogos descobriram os ossos de uma mulher e de uma criança no mesmo vale onde foi descoberta, há 150 anos, a primeira ossada do homem de Neanderthal, um dos parentes do homem na linha evolutiva que culmina no Homo sapiens.

A espécie Homo neanderthalensis desapareceu do globo há cerca de 30 mil anos. Segundo os cientistas, embora o homem de Neanderthal tenha convivido por alguns milhares de anos com nossos primeiros ancestrais, ele não é antecessor direto de nossa espécie.

Os arqueólogos confirmaram hoje que os ossos do braço e um dente de leite encontrados em Neanderthal —uma vila alemã próxima a Dusseldorf— realmente são de uma mulher e de uma criança que viveram há cerca de 40 mil anos.

"Os ossos do braço provavelmente pertenceram a uma mulher, eles são mais frágeis que os do homem de Neanderthal", disse Gerd-Christian Weniger, diretor do Museu de Neanderthal, onde os restos mortais dos hominídeos estão expostos.

Mesmo pertencendo à outra espécie, o homem de Neanderthal guarda diversas semelhanças com o homem moderno, apesar de terem a testa mais recuada e as sombrancelhas bastante sobressalentes. Eles já desenvolviam penduricalhos, caçavam em grupos e enterravam seus mortos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página