Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2002 - 13h30

Vaca e cachorro são os próximos na lista do genoma

da Folha Online

As vacas, os cachorros e um organismo unicelular chamado Oxytricha trifallax são os próximos animais a terem seus genomas sequenciados quando o projeto genoma do rato e do homem estiverem concluídos no ano que vem.

Para a escolha dos próximos da fila, cientistas de vários centros de pesquisa do mundo enviaram ao National Human Genome Research Institute, nos Estados Unidos, uma lista com animais que julgam mais importantes para a pesquisa.

Um conselho do instituto julgou as propostas mais pertinentes e estabeleceu uma lista de prioridades —que pode ser alterada, de caso a caso.

A vaca ficou em primeiro lugar por sua importância na indústria agropecuária. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a pesquisa dos genes do animal ajudará a melhorar a qualidade da carne e de produtos de consumo diário como derivados do leite, ao mesmo tempo em que aumentará a segurança da alimentação.

"A lista de prioridades é baseada em oportunidades médicas e biológicas", afirma o diretor do Projeto Genoma, Francis Collins. "Mas o sequenciamento dos genomas desses organismos ainda não é um compromisso".

Segundo a pesquisadora brasileira Vivianne Pontes, da Universidade de Cardiff (País de Gales), na escolha do cachorro pesou a importância do animal para a pesquisa farmacêutica.

Além de sofrer de muitas das mesmas doenças que atacam o homem e têm origem genética, como o câncer, o cachorro não é uma cobaia tão cara quanto o chimpanzé, nem tão diferente do homem quanto o rato.

O Oxytricha trifallax por sua vez é um protozoário que vem sendo utilizado em pesquisas por mais de um século. Depois das bactérias, segundo Pontes, ele é um dos mais largamente usados nas pesquisas genéticas.

Outros animais que também entraram na lista de prioridades são a galinha, o chimpanzé, a abelha, o ouriço-do-mar e 15 espécies de fungos.

O porco, o gato e o macaco Rhesus, que já foram sugeridos por cientistas em outras ocasiões, devem entrar na fila do genoma no próximo round de decisões, em fevereiro do ano que vem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página