Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2010 - 07h00

Oceano tem tapete de bactérias do tamanho da Grécia, mostra levantamento

Publicidade

ALISTER DOYLE
da Reuters

As profundezas do oceano são o lar de uma quantidade incrível de micróbios, incluindo colônias bacterianas em formato de espaguete que formam tapetes esbranquiçados do tamanho da Grécia no fundo do Pacífico, afirma um novo levantamento que integra o Censo da Vida Marinha, projeto internacional de dez anos.

"Em nenhum outro domínio da vida oceânica tivemos tantas descobertas quanto no mundo dos micróbios", afirmou Mitch Sogin, do Laboratório de Biologia Marinha de Woods Hole (EUA), que coordena esse pedaço do censo.

As estimativas da equipe apontam que os oceanos abrigam uma quantidade de células microbianas equivalentes ao peso de 240 bilhões de elefantes africanos. E, entre as mais numerosas, estão bactérias que se alimentam de sulfeto de hidrogênio nas águas pobres em oxigênio perto do Peru e do Chile.

"Às vezes os pescadores não conseguem erguer suas redes do fundo porque elas pegaram mais bactérias do que camarões", diz Victor Gallardo, vice-presidente do comitê científico do censo. "Chega a haver um quilo delas por metro quadrado de solo marinho."

Linda Amaral Zettler/Reuters
Ameba encontrada em águas marinhas profundas
Ameba encontrada em águas marinhas profundas
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página