Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2002 - 16h41

Água é detectada em atmosfera de planetas a anos-luz da Terra

da Folha Online

Astrônomos do Instituto de Ciência Cósmica e Planetária de Roma descobriram sinais de água na atmosfera de planetas distantes da Terra.

"Esta é uma descoberta histórica -a primeira detecção de uma molécula prebiótica em um planeta extrasolar", afirmou o italiano Cristiano Cosmovici na revista "New Scientist".

Sua equipe usou um telecópio de rádio para procurar por microondas, as quais poderiam indicar a presença do elemento na atmosfera do planeta.

Segundo Cosmovici, as emissões foram descobertas em três sistemas planetários.

Um deles orbita a estrela Upsilon Andromedae, a cerca de 50 anos-luz da Terra. Há três grandes planetas neste sistema parecidos com Júpiter, embora seja possível que o sistema contenha também pequenos corpos rochosos como a Terra.

Também foram achados sinais em duas estrelas mais próximas: Epsilon Eridani, a dez anos-luz, e Lalande 21185, a oito anos-luz. Entre elas, haveria três planetas com massa semelhante à de Júpiter.

Apesar de a existência de água não indicar necessariamente que o planeta é habitável, o resultado é animador.

"A água é um dos principais ingredientes para a vida", disse Hugh Jones, da Universidade John Moores de Liverpool, que anunciou nesta semana a descoberta do 100º planeta fora do Sistema Solar.

Leia também:

  • Americanos inventam arma acústica contra mosquitos

  • Cientistas desenvolvem chip que pode devolver visão a cegos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página