Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2000 - 10h33

Evolução de algumas espécies foi mais rápida do que se imaginava

da France Presse

Alguns animais, como as moscas ou os salmões, precisaram de poucas gerações para evoluírem, muito mais rapidamente do que se imaginava até agora, indicam dois estudos publicados hoje na revista "Science".

Em apenas nove gerações, os machos de uma espécie de moscas drosófilas tiveram alterados seus feromônios, substâncias secretadas que servem de comunicação entre uma mesma espécie ou são atraentes sexuais. A descoberta é de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália.

Alguns machos de drosófila serrata, segundo Megan Higgie, foram capazes de alterar seus feromônios de forma a garantir que atraíssem apenas as fêmeas de sua espécie.

Já os pesquisadores da Universidade de Massachusetts constataram que o salmão vermelho precisou de apenas 13 gerações para se adaptar a novos habitats em lagos ou rios.

Desde a introdução da espécie em um lago, em 1937, os salmões dessa espécie se diferenciaram genética e fisiologicamente para se adaptarem às exigências do novo ambiente, conta o professor Andrew Hendry.

Morfologicamente, no rio, as fêmeas são mais volumosas perfuram em maior profundidade o leito do curso de água para a desova. Já os machos são mais finos que os dos lagos, característica que lhes permite vencer a corrente fluvial com mais facilidade.

Leia mais notícias de ciência na Folha Online